segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Os 8 principais Jornais, Revistas e Serviços do Grupo Folha: Folha de São Paulo (Folha.UOL) e Agora São Paulo. Revistas Digitais: Revista São Paulo e Guia Folha. Serviços Folha de São Paulo: Datafolha, Acervo Folha, Folhapress e o Banco de Dados Folha.

Os 8 principais Jornais, Revistas e Serviços do Grupo Folha: Folha de São Paulo (Folha.UOL) e Agora São Paulo. Revistas Digitais: Revista São Paulo  e Guia Folha.  Serviços Folha de São Paulo: DatafolhaAcervo Folha, Folhapress e o Banco de Dados Folha.


1) O Grupo Folha: Jornais, Revistas e Serviços;
2) Breve definição de jornalismo (Grupo Globo);
3) Definição de Jornais Diários (Conceito Associação Nacional de Jornais (ANJ);
4) Dicas e Sugestões (UNESCO).

1) O Grupo Folha: Jornais, Revistas e Serviços



"...O Grupo Folha é um dos principais conglomerados de mídia do país. Controla o jornal de maior circulação e influência (Folha de São Paulo), o site noticioso de jornal com mais audiência (www.folha.com.br), o Datafolha, um dos institutos de pesquisa mais respeitados do país, uma agência de notícias (Folhapress), um dos maiores e mais modernos parques gráficos da América Latina (CTG-F), a Transfolha, empresa de logística que também é dedicada à distribuição de produtos do Grupo Folha, uma gráfica dedicada a jornais e folhetos para empresas, editoras e agências de publicidade (FolhaGráfica) e a SPDL, empresa de distribuição e logística estabelecida em associação com o jornal "O Estado de S. Paulo": O Grupo Folha tem participação minoritária, indireta e em ações sem direito a voto no UOL. Fonte: Folha de São Paulo.

Fonte: Twitter Folha (30 de outubro de 2018).


"... Lançado em 1999, o "Agora" é o jornal de São Paulo mais vendido no seu segmento. Sua sintonia com o público é resultado de um projeto editorial que privilegia a cobertura independente e a prestação de serviços ao leitor. Os textos curtos, em linguagem direta, permitem uma leitura rápida e dinâmica. O jornal apresenta três cadernos diários: o 1º caderno traz as principais notícias do Brasil e do mundo. O caderno Vencer publica o melhor noticiário sobre esportes. Aos domingos, o jornalista Milton Neves faz parte da equipe de colunistas. Show! é o caderno de variedades do "Agora". Aos sábados, circula o ShowTV!, que apresenta o noticiário e os destaques da programação das emissoras. O caderno Máquina, que também circula aos sábados, é o suplemento de veículos do "Agora", com as principais novidades do mercado de carros, motos e acessórios. Aos domingos circula a "Revista da Hora", voltada para a reportagens de entretenimento, comportamento e prestação de serviços. O "Agora" traz também os Classificados diariamente, com seções específicas de Imóveis, Veículos, Empregos e Negócios aos domingos". Fonte/Texto: Conheça o Grupo Folha/Institucional.

Revistas Digitais


"... A Revista São Paulo, que completa o jornal de domingo com centenas de dicas de tudo que movimenta a cidade, apresenta reportagens que tratam de temas variados como gastronomia, urbanismo, arquitetura, consumo, poluição, trânsito e gente da/na cidade. O roteiro de cultura e lazer inclui a programação completa de cinema, além de teatro, música, exposições, dança, passeios, restaurantes e bares. A sãopaulo traz ainda colunas de Luiz Horta e Alexandra Forbes (gastronomia), Sandro Macedo (cervejas), Raul Juste Lores (arquitetura e urbanismo), Sílvia Corrêa (bichos), André Barcinski (música, cinema e cultura pop), Manuel da Costa Pinto (literatura) e do poeta Fabrício Corsaletti". Fonte/Texto: Conheça o Grupo Folha/Institucional.

"... O Guia Folha é o mais completo roteiro semanal de lazer e gastronomia de São Paulo. Publicado às sextas-feiras, acompanha os exemplares da Folha que circulam na Grande São Paulo. De forma organizada, o guia traz as dicas de lazer e de eventos culturais da cidade para o leitor escolher seu programa favorito. O Guia oferece roteiros e dicas de Restaurantes, Bares, Cinema, Shows, Concertos, Dança, Passeios, Teatro e Exposições. Inclui ainda as seções Prepare-se, Grátis e Palavras Cruzadas. A publicação tem uma versão atualizada diariamente na internet, com um banco de dados que disponibiliza todos os restaurantes e bares da cidade, além da programação de teatro, cinema e shows, entre outros". Fonte/Texto: Conheça o Grupo Folha/Institucional.


Serviços Folha de São Paulo


"... O Acervo Folha é a compilação digitalizada do jornal Folha de S.Paulo. Com 1,8 milhão de páginas, a coleção de jornais disposta na internet é uma fonte histórica inestimável que abrange 90 anos de exemplares publicados sobre o Brasil e o mundo. O serviço foi lançado em fevereiro de 2011. O site traz séries completas de três títulos: "Folha da Noite", o diário vespertino original, de 1921; "Folha da Manhã", edição matutina criada em 1925; e Folha de S.Paulo, que resultou da fusão, desde 1º de janeiro de 1960, desses dois diários e da "Folha da Tarde" (1949-1959). O serviço permite localizar exemplares pelo dia de publicação ou realizar buscas detalhadas por palavras-chave". Fonte/Texto: Conheça o Grupo Folha/Institucional.

"... A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha, uma das mais tradicionais do país. Comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos a partir do conteúdo editorial do jornal Folha de S.Paulo, do jornal "Agora" e de parceiros em todos os Estados do país. O compromisso do Grupo Folha com a produção de um jornalismo crítico, moderno, pluralista e apartidário assegura a geração e distribuição de um noticiário ágil, confiável e independente. A Folhapress coloca textos e fotos sobre cotidiano, política, economia, cultura e esporte diariamente à disposição de centenas de jornais e revistas de todas as regiões do Brasil.Oferece ainda, para reprodução conjunta com a Folha ou com o "Agora", cadernos temáticos, seções, artigos, reportagens especiais e artes que atendem à diversidade de interesses dos mais variados tipos de leitores: saúde, turismo, informática, comportamento, juventude, veículos, negócios, TV, astrologia, cruzadas e outros. Grandes nomes do jornalismo brasileiro, intelectuais, personalidades e profissionais de destaque em suas áreas de atuação assinam colunas e artigos que são distribuídos com exclusividade pela Folhapress. No site da Folhapress há um acervo de fotografias que reúne mais de uma década de produção jornalística diária: o primeiro banco de imagens on-line de fotojornalismo do Brasil, hoje já com cerca de 750 mil fotos indexadas. Tudo disponível para reproduções em jornais, revistas e livros, para uso em exposições, em campanhas publicitárias e em produtos comerciais". Fonte/Texto: Conheça o Grupo Folha/Institucional.

"... O Banco de Dados Folha reúne mais de nove décadas de história política, econômica, cultural e esportiva do Brasil e do mundo. Essa memória está distribuída em 3,5 milhões de páginas que compõem, desde 1921, o acervo de jornais do Grupo Folha: uma coleção com mais de 20 milhões de imagens analógicas e digitais, 100 mil pastas temáticas com recortes dos principais jornais e revistas do país, mais de 50 mil ilustrações e charges originais. Criado na década de 1940, o Banco de Dados Folha é o primeiro centro de documentação jornalístico brasileiro a armazenar em computador o texto integral do jornal e a organizar banco fotográfico digital. Sua biblioteca possui mais de 12 mil livros de referência –são obras raras, enciclopédias, mapas e multimídia". Fonte/Texto: Conheça o Grupo Folha/Institucional.

"... O Datafolha é um dos mais importantes e completos institutos de pesquisa do país. Criado em 1983 como um departamento de estudos sobre opinião pública e eleitoral para o Grupo Folha, ganhou mais notoriedade a partir da campanha de 1989, quando o país voltou a ter eleições diretas para presidente. Naquele ano, foi o único instituto a adiantar, com base em pesquisas de boca de urna, os dois candidatos que iriam para o segundo turno (Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva). Em 1990, passou a atender clientes externos, como bancos, supermercados, indústrias, agências de publicidade e empresas de comunicação que desejam aprimorar serviços, estratégias e planejamentos de marketing. Caracteriza-se pelo rigor técnico e pela agilidade com que realiza seus trabalhos. O Datafolha não aceita encomendas de pesquisas sobre intenção de voto ou avaliação de governos feitas por candidatos, partidos políticos ou instituições financeiras.

Conheça os principais serviços realizados pelo Datafolha:

  • Pesquisas políticas e de opinião pública que servem aos veículos de comunicação
  • Pesquisas de mercado (perfil do consumidor, imagem e conhecimento de marcas, hábitos e atitudes dos compradores)
  • Pesquisas de mídia e contínuas (mídia segmentada, recall de propaganda)
  • Pesquisas de opinião para anunciantes e veículos de comunicação
  • Tracking de categorias de produtos
  • Estudos de imagem de empresas
  • Estudos de marketing Brand Equity
  • Segmentação de mercado
  • Avaliação de satisfação
  • Avaliação de programas de TV
  • Estudos qualitativos sobre inserções de merchandising em programas de TV
  • Programas de geomarketing para planejamentos estratégicos
  • Levantamentos estatísticos (evolução de preços, salários, estatísticas esportivas) que são publicados pela Folha". Fonte/Texto: Conheça o Grupo Folha/Institucional.

2) Breve definição de jornalismo (Grupo Globo)


"... De todas as definições possíveis de jornalismo, a que o Grupo Globo adota é esta: jornalismo é o conjunto de atividades que, seguindo certas regras e princípios, produz um primeiro conhecimento sobre fatos e pessoas. Qualquer fato e qualquer pessoa: uma crise política grave, decisões governamentais com grande impacto na sociedade, uma guerra, uma descoberta científica, um desastre ambiental, mas também a narrativa de um atropelamento numa esquina movimentada, o surgimento de um buraco na rua, a descrição de um assalto à loja da esquina, um casamento real na Europa, as novas regras para a declaração do Imposto de Renda ou mesmo a biografia das celebridades instantâneas. O jornalismo é aquela atividade que permite um primeiro conhecimento de todos esses fenômenos, os complexos e os simples, com um grau aceitável de fidedignidade e correção, levando-se em conta o momento e as circunstâncias em que ocorrem. É, portanto, uma forma de apreensão da realidade.

Antes, costumava-se dizer que o jornalismo era a busca pela verdade dos fatos. Com a popularização confusa de uma discussão que remonta ao surgimento da filosofia (existe uma verdade e, se existe, é possível alcançá-la?), essa definição clássica passou a ser vítima de toda sorte de mal-entendidos. A simplificação chegou a tal ponto que, hoje, não é raro ouvir que, não existindo nem verdade nem objetividade, o jornalismo como busca da verdade não passa de uma utopia. É um entendimento equivocado. Não se trata aqui de enveredar por uma discussão sem fim, mas a tradição filosófica mais densa dirá que a verdade pode ser inesgotável, inalcançável em sua plenitude, mas existe; e que, se a objetividade total certamente não é possível, há técnicas que permitem ao homem, na busca pelo conhecimento, minimizar a graus aceitáveis o subjetivismo.

É para contornar essa simplificação em torno da “verdade” que se opta aqui por definir o jornalismo como uma atividade que produz conhecimento. Um conhecimento que será constantemente aprofundado, primeiro pelo próprio jornalismo, em reportagens analíticas de maior fôlego, e, depois, pelas ciências sociais, em especial pela História. Quando uma crise política eclode, por exemplo, o entendimento que se tem dela é superficial, mas ele vai se adensando ao longo do tempo, com fatos que vão sendo descobertos, investigações que vão sendo feitas, personagens que resolvem falar. A crise só será mais bem entendida, porém, e jamais totalmente, anos depois, quando trabalhada por historiadores, com o estudo de documentos inacessíveis no momento em que ela surgiu. Dizer, portanto, que o jornalismo produz conhecimento, um primeiro conhecimento, é o mesmo que dizer que busca a verdade dos fatos, mas traduz com mais humildade o caráter da atividade. E evita confusões.

Dito isso, fica mais fácil dar um passo adiante. Pratica jornalismo todo veículo cujo propósito central seja conhecer, produzir conhecimento, informar. O veículo cujo objetivo central seja convencer, atrair adeptos, defender uma causa, faz propaganda. Um está na órbita do conhecimento; o outro, da luta político-ideológica. Um jornal de um partido político, por exemplo, não deixa de ser um jornal, mas não pratica jornalismo, não como aqui definido: noticia os fatos, analisa-os, opina, mas sempre por um prisma, sempre com um viés, o viés do partido. E sempre com um propósito: o de conquistar seguidores. Faz propaganda. Algo bem diverso de um jornal generalista de informação: este noticia os fatos, analisa-os, opina, mas com a intenção consciente de não ter um viés, de tentar traduzir a realidade, no limite das possibilidades, livre de prismas. Produz conhecimento. O Grupo Globo terá sempre e apenas veículos cujo propósito seja conhecer, produzir conhecimento, informar.

É claro que um jornal impresso, uma revista, um telejornal, um noticiário de rádio e um site noticioso na internet podem ter diversas seções e abrigam muitos gêneros: o noticiário propriamente dito, os editoriais com a opinião do veículo, análises de especialistas, artigos opinativos de colaboradores, cronistas, críticos. E é igualmente evidente que a opinião do veículo vê a realidade sob o prisma das crenças e valores do próprio veículo. Da mesma forma, um cronista comentará a realidade impregnado de seu subjetivismo, assim como os articulistas convidados a fazer as análises. Livre de prismas e de vieses, pelo menos em intenção, restará apenas o noticiário. Mas, se de fato o objetivo do veículo for conhecer, informar, haverá um esforço consciente para que a sua opinião seja contradita por outras e para que haja cronistas, articulistas e analistas de várias tendências.

Em resumo, portanto, jornalismo é uma atividade cujo propósito central é produzir um primeiro conhecimento sobre fatos e pessoas. Fonte: O Globo.

3) Definição de Jornais Diários


Em 1998 a WAN-IFRA – Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias “adota a definição da UNESCO para jornais diários com o objetivo de padronizar e facilitar comparações internacionais. De acordo com essa definição, usada pelo World Press Trends (publicação da Associação que reúne dados sobre a imprensa em todo o mundo), jornais diários são aqueles publicados no mínimo quatro dias por semana. Jornais não diários são aqueles publicados 3 dias ou menos. O conceito realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), fundada em 1979, “trabalha na defesa dos legítimos interesses dos jornais brasileiros, promove estudos e ações para o desenvolvimento desses veículos de comunicação, defende a liberdade de imprensa e representa o Brasil junto a entidades internacionais congêneres”. A ANJ trabalha no  “reposicionamento dos jornais no mercado de mídia que sofre cada vez mais influência do meio digital e das novas tecnologias, com atenção especial à publicidade e ao aumento da audiência paga”. A ANJ também “tem dois outros grandes objetivos: defesa da livre expressão, um dos princípios da democracia, e valorização do jornal na educação e na construção da cidadania!”. Para saber mais WAN-IFRA: Associação Mundial de Editores de Notícias.

4) Dicas e Sugestões


UNESCO lança manual para jornalistas investigativos: “A Investigação a partir de histórias: um manual para jornalistas investigativos”, por Mark Lee Hunter, é um guia já reconhecido por jornalistas investigativos de várias partes do mundo e publicado pela primeira vez pela UNESCO em 2009, em diversas línguas. Cinco anos mais tarde, devido à grande demanda, a UNESCO no Uruguai lança a publicação em espanhol e em português. As versões já estão disponíveis para download gratuito e se somam às outras cinco línguas previamente publicadas (19.02.2014 - UNESCO Office in Brasilia)”. Para realizar o download direto (link): A Investigação a partir de histórias: um manual para jornalistas investigativos.

Modelo curricular para ensino de jornalismo é lançado em português (UNESCO): “Os currículos para ensino de jornalismo nos países lusófonos podem agora ser planejados de forma muito mais sistemática e coordenada. A UNESCO acaba de lançar a versão em português do “Modelo curricular da UNESCO para o ensino do jornalismo”, que está a disposição das instituições de formação de jornalistas e profissionais do Brasil e de outros países de língua portuguesa (04.02.2011 - UNESCO Office in Brasilia)”.

Manual da Unesco orienta sobre combate a desinformação: "Este novo manual baseia-se em ideias e conselhos de especialistas globais para lançar luz sobre a poluição da informação e explicar como o jornalismo pode reagir", disse Guy Berger, diretor de liberdade de expressão e desenvolvimento de mídia da Unesco, no lançamento de setembro. O manual "Journalism, `Fake News’ & Disinformation" foi concebido como um guia prático para gerentes de redação, jornalistas no campo e professores em sala de aula (Herry Ricchiardi em 3de dezembro de 2018)”.

Tendências da imprensa mundial 2019: Os funcionários das organizações membros da WAN-IFRA podem fazer o download do relatório gratuitamente aqui, como um benefício da associação: (Nota: você não precisa do seu login, apenas do seu endereço de e-mail. PDF: WAN-IFRA_WPT_2019.pdf. Atenção não-membros: Clique aqui para comprar o relatório.Ainda não é um membro? Saiba mais sobre a associação à WAN-IFRA.

Para saber mais, e quais foram as fontes utilizadas, acessar referências bibliográficas:

O texto/artigo foi adaptado por Roberto DoZZe - Agência de Marketing Digital Conteúdo WEB da Dantotsu Group Holding. As citações são elementos (partes, frases, parágrafos, etc.) retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação (pesquisa WEB) e que se revelam úteis para sustentar o que se afirma pelo autor no decorrer do seu raciocínio. A publicação do texto se refere ao projeto: “Os Maiores Sites de Informações e Notícias do Mundo Contemporâneo”. Este texto foi conciliado pelo site LanguageTool (Software de revisão), Dicionário de Sinônimos Online, Corretor Ortográfico Microsoft Word e, a Edição Eletrônica do Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira: Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 7.0. 5ª. Edição do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. ©2010 by Regis Ltda. 






0 Comments:

Postar um comentário

Os Maiores Jornais do Mundo

Sites sobre Cultura, Arte e Entretenimento!